20 de dezembro de 2012

DESENVOLVIMENTO DE CRESCIMENTO ÓSSEO NA FASE CRIANÇA-INFANTO-JUVENIL E ADOLESCENTE TEM DIVERSOS COMPROMETIMENTOS DESDE A FASE INTRA-ÚTERO ATÉ O FECHAMENTO DAS EPÍFISES ÓSSEAS (CARTILAGEM). CRESCIMENTO ÓSSEO E AS IMPLICAÇÕES DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO – HGH.


 O efeito do hormônio do crescimento no crescimento ósseo ocorre de uma forma indireta: O hormônio do crescimento estimula nas células hepáticas e, em menor proporção, nos rins a produção de uma substância denominada somatomedina. A somatomedina estimula a síntese de substância fundamental na matriz óssea, necessária ao crescimento deste tecido. Portanto, um déficit na produção de hormônio do crescimento acarreta também um déficit no crescimento em estatura. Embora o crescimento estatural cesse após a juventude, o hormônio do crescimento continua a ser secretado por toda a vida. Ocorre apenas uma pequena redução em sua secreção após a juventude. O crescimento estatural não mais ocorre, a partir desta fase, devido ao esgotamento da cartilagem de crescimento dos ossos longos, impedindo o crescimento dos mesmos em comprimento. Porém ossos mais membranosos, como os do nariz, continuarão a crescer lentamente. A deficiência de hormônio de crescimento (DGH) é caracterizada por uma combinação de anormalidades antropométricas, clínicas, bioquímicas e metabólicas, causadas, diretamente, pela secreção deficiente de hormônio de crescimento (GH) e, indiretamente, pela redução na geração de hormônios e fatores de Crescimento GH dependentes, que são corrigidas pela adequada Reposição com GH recombinante humano (hGH). A quantidade de hormônio do crescimento secretada a cada momento depende de diversos fatores. 


A regulação da secreção é feita através do Fator de Liberação da Somatotropina (GRF), produzida no hipotálamo. Este fator atinge a adenohipófise através do sistema porta hipotálamo-hipofisário e estimula esta glândula a produzir e secretar maiores quantidades do hormônio do crescimento. Um dos mais importantes fatores que influenciam a secreção de GRF pelo hipotálamo e, como consequência, maior secreção de GH pela hipófise, é a quantidade de proteínas no interior das células em nosso organismo. Quando as proteínas estão em quantidade baixa, como ocorre na desnutrição, o GRF é secretado em maior quantidade e, consequentemente, o GH também o faz. Como resultado haverá, nas células, um estímulo para que ocorra uma maior síntese de proteínas. Assim como qualquer substância complexa, o hormônio de crescimento deve ter indicação especifica feita pelo endocrinologista ou neuroendocrinologista, não deve ser utilizada de forma salteada no que se refere a marca do fabricante, exige um cuidado com relação ao seu armazenamento, transporte, e nem sempre a opção mais barata é a mais adequada, muito ao contrário, pois cada uma é uma patente única por se tratar de produtos bioidênticos, embora seu efeitos secundários não diminutos em se aplicando de forma correta, com indicação precisa, por profissional experiente, em doses corretas, monitorizadas “ipsis litere ”,de forma cronogramada. Quando tudo isto acontece é um produto capas de maravilhas, pois faz com que diminua a quantidade de gordura, melhora de forma importante a cognição, melhora a contratabilidade cardíaca, respiratória, evita osteoporose, etc. Mas tenha sempre em mente, só aplique o que seu médico indicar, não se automedique, e não compre a mais barata por economia, ninguém faz milagres.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Existem várias maneiras para os pais poderem ajudar as crianças com baixa estatura ou com deficiência do hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) a lidar com seus problemas...
http://crescersim.blogspot.com

2. Ossos são comprometidos por disfunção do metabolismo de crescimento...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

3. As crianças de baixa estatura ou com deficiência do hormônio do crescimento  pode comprometer o crescimento ósseo...
http://crescermais2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista,Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Brian Stabler Ph.D. - Chapel Hill, Carolina do Norte.USA.

Contato:
Fones:  55(11)5572-4848/ (11)2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil