9 de outubro de 2012


CRESCIMENTO ÓSSEO, CRIANÇAS, INFANTO-JUVENIL E ADOLESCENTE – TENHA UMA PEQUENA NOÇÃO DO CRESCIMENTO ÓSSEO PARA SABER POR QUE NÃO SE DEVE FAZER ESPORTE DE IMPACTO NA FASE DE CRESCIMENTO: ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA. DR.JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.

Desenvolvimento longitudinal na fase criança, infanto-juvenil e adolescente. Ossos longos precisam de muito tempo para crescer e se espessarem até atingirmos a estatura total. A forma de se fazer isso é uma modificação da maneira que eles se desenvolvem embrionariamente - há substituição de cartilagem por osso. 
Durante nosso crescimento e desenvolvimento a cartilagem que permanece no osso é a cartilagem que é encontrada nos discos das epífises ósseas (extremidades dos ossos longos – local por onde os ossos se alongam). Gradativamente, ao longo dos anos de nossa infância até adulto jovem esta cartilagem vai sendo substituída por tecido ósseo, e desta forma você parará de crescer. Portanto, as células da cartilagem das epífises dos ossos longos estão continuamente se dividindo (em alguns casos mais rapidamente do que em outros) formando cartilagem mais nova, e a cartilagem mais velha é substituída por osso. Essa é a maneira rápida para se entender o crescimento ósseo. No entanto, podemos obter mais detalhes específicos, através da observação das células da cartilagem e do osso com microscópio, olhando mais de perto o que está acontecendo a nível celular. 
As células de cartilagem (condrócitos) perto da região de ossificação ativa aumentam e se alinham mais ou menos em colunas. O material no centro do veio é de medula óssea primitiva, com células reticulares, onde se desenvolvem as células sanguíneas. Os elementos vasculares do tecido da medula ativamente invadem a cartilagem, deixando espículas de cartilagem calcificada, sobre a qual a matriz óssea será depositada. As espículas mais espessas aqui são feitas de osso; as espículas pequenas na ponta da cartilagem são feitas de cartilagem calcificada. Dentro do disco epifisário é onde as coisas acontecem, como a morte das células da cartilagem e sua substituição por osso. No disco epifisário também nota-se a região onde a cartilagem está intacta, principalmente quando ele ainda é um pouco grande. Junto do disco epifisário (cartilagem) prolonga-se o osso que é a diáfise. A fim de que o osso cresça em comprimento a diáfise se alonga a partir do disco epifisário. 
Assim, o osso vai assumir e substituir a cartilagem que fica imediatamente ao lado dele. O disco epifisário não permanece saudável para sempre. Quando na puberdade diminuímos a taxa de crescimento porque nossos hormônios causam a ossificação na maior parte do disco epifisário e o pouco que resta de cartilagem no disco epifisário, em alguns casos, vai se ossificando até adulto jovem. É importante preservarmos o disco epifisário intacto, o maior tempo possível, porque é através dele que nós crescemos daí a importância de não se praticar atividade física de alto impacto enquanto estamos em fase de crescimento, porque o impacto no osso forma osso, ossificando desta forma o disco epifisário mais precocemente, levando a uma estatura menor.

AUTORES PROSPECTIVOS


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio

Endocrinologista – Medicina Interna

CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Ossos longos precisam de muito tempo para crescer e se espessarem até atingirmos a estatura total...
http://crescersim.blogspot.com

2. A cartilagem que permanece no osso é a cartilagem que é encontrada nos discos das epífises ósseas (extremidades dos ossos longos – local por onde os ossos se alongam)...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

3. As células da cartilagem das epífises dos ossos longos estão continuamente se dividindo...
http://crescermais2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr.João Santos Caio Jr, Endocrinologista,Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Brian Stabler Ph.D. - Chapel Hill, Carolina do Norte.USA.


Contato:
Fones:  55(11)5572-4848/ (11)2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil